CORSAN: Empresa de saneamento do RS vai suspender o corte de água de consumidores pelos próximos 60 dias

Companhia de saneamento do Rio Grande do Sul (CORSAN) decidiu suspender o corte de água de consumidores pelos próximos 60 dias. Além disso, a empresa não irá cobrar a tarifa social. Os consumidores beneficiados serão isentos por um período de 90 dias.

As medidas buscam diminuir os efeitos causados pela pandemia do Covid-19. Em decisão anunciada no último dia 22, a empresa não irá realizar cortes no fornecimento de água nos próximos 60 dias. Medida beneficia consumidores que estão com as faturas em dia, bem como os consumidores que estão inadimplentes com a companhia.

A fornecedora do serviço informou também que irá cobrar juros em razão de atrasos nos pagamentos; quem ficar inadimplente terá que pagar juros, multas e demais encargos.  Outra medida da empresa fornecedora de água é a suspensão da cobrança da tarifa social de consumidores que são cadastrados na modalidade e são beneficiados por algum programa social do governo.

O fornecimento de água também é serviço essencial previsto em lei, portanto a empresa deve fornecer o serviço de forma adequada, eficiente, segura e contínua. Em caso interrupção no fornecimento de água ao consumidor por falta de pagamento ou atraso no pagamento da fatura, durante a vigência da medida de suspensão, o consumidor deve buscar junto à empresa o restabelecimento do serviço.  Caso a emprese se negue, poderá o consumidor obter o restabelecimento do serviço via judicial, buscando, também, a reparação dos danos patrimoniais e extrapatrimoniais causados pela interrupção do serviço.

A fornecedora não informou se suspendeu a entrega da fatura física nas residências dos consumidores, contudo, a empresa possui call center 24 horas para auxiliar os consumidores em suas dúvidas, bem como disponibiliza em suas plataformas digitais a possibilidade de acesso a uma segunda via da fatura.

Ocorrendo mais dúvidas, o consumidor deve conversar com um profissional capacitado para auxiliá-lo.

Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!