Revisional de contrato: um direito do consumidor para rever juros abusivos

A ação revisional é um direito do consumidor, visando reduzir os juros abusivos e as taxas ilegais embutidos em contratos bancários.

Ao ingressar com a ação, o autor solicita a redução da prestação pelo valor que entende devido. Esse valor é calculado pela análise entre a taxa de juros cobrada pela instituição financeira e a taxa permitida pelo Banco Central. Também é analisada a incidência de taxas ilegais frequentemente presentes nos contratos de financiamentos e empréstimos.

É possível solicitar a revisão de contratos de qualquer tipo (financiamento de veículos, empréstimos, cartão de crédito, cheque especial etc).

A assinatura de um contrato e o comprometimento com o pagamento das prestações não impede o ingresso da ação. Os contratos bancários são contratos de adesão no qual somente uma das partes estipula os termos, sem que o consumidor possa discutir ou modificar o conteúdo.

O código de defesa do consumidor permite o ajuizamento de ação para anular cláusula abusiva que não assegure o equilíbrio entre direitos e obrigações.

 Como calcular juros abusivos?

Para verificar a incidência de juros abusivos no seu contrato, acesse o Sistema Gerenciador de Séries do Banco Central/Indicadores de Crédito/Taxas de juros. Localize o seu caso – pessoa física ou jurídica; aquisição de veículo, empréstimo ou cartão de crédito – e compare a taxa de juros cobrada no seu contrato e a taxa indicada pelo Banco Central.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um advogado especialista em Revisão de Juros.

Agende sua consulta pelo Whatsapp.

Leia aqui outras dúvidas frequentes.

ENTRE EM CONTATO