Azzolin Advogados Associados

Está precisando de um empréstimo? Veja como se planejar antes

caderno branco para planejar empréstimo

caderno branco para planejar empréstimo

Está precisando de um empréstimo? Veja como se planejar antes

O primeiro mês de janeiro está quase no fim, você está degolado em dívidas e os boletos de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar não param de acumular em cima da mesa? Se sim, então você possui duas alternativas: ou monta um plano de contenção de gastos e diminui drasticamente o seu orçamento para pagar as dívidas, ou contrata uma linha de crédito no banco.

Se você vai adotar o segundo caminho, mas está perdido sobre o que fazer, nós te ajudamos com esses 4 pontos para considerar antes de pedir um empréstimo no banco.

Quem comenta essas dicas é Otávio Machado, especialista em educação financeira da Creditas, umas das fintechs que você pode encontrar no mercado para créditos e soluções online.

1 – Vou tomar um empréstimo. Mas qual é a minha necessidade?

Se você conseguir responder essa pergunta, provavelmente a sua escolha de crédito será um pouco mais fácil de ser resolvida. Cada modalidade tem seu perfil e os prazos de pagamento são diversos também, o que garante que a forma como o dinheiro será usado seja a mais saudável possível.

Pode ser que você use o dinheiro para quitar dívidas do cartão e se livre dos juros caríssimos que os bancos cobram, ou para financiar um casamento, fazer reformas na casa, pagar seus estudos ou iniciar um novo empreendimento.

2 – Como está meu saldo no banco neste momento?

Analisando a sua situação financeira você consegue ter mais cuidado na hora de contratar uma opção de crédito com prazos que caibam na sua realidade.

Isso é essencial para não contratar uma modalidade onde os pagamentos acabem acontecendo cedo demais e prejudicando seu orçamento que já está no vermelho.

“É melhor optar por alongar o pagamento das parcelas para ficar com um orçamento mensal mais ‘folgado’. O planejamento financeiro precisa estar em dia para confirmar se tem condições de arcar com as parcelas do empréstimo com tranquilidade. Não esqueça: as prestações não podem apertar o orçamento e deixar sem recursos ao longo do mês”, explica Machado.

As linhas de crédito com garantia podem ser boas opções, aponta o especialista, já que elas oferecem juros mais baixos e prazos mais longos para pagar.

3 – Escolhendo a empresa ideal

Uma porção de bancos tradicionais, digitais, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras podem te ajudar na obtenção do empréstimo. E exatamente por essa infinidade de opções é que você precisa pesquisar bem a reputação daquela instituição e evitar cair em golpes e taxas de juros abusivas.

“Fique de olho na imagem da empresa. Para isso, é importante conferir as redes sociais, os comentários no Reclame Aqui e consultar o site do Banco Central, que identifica as empresas que estão autorizadas a conceder empréstimos. Quanto mais seguro com a escolha a pessoa estiver, melhor”, reforça o especialista.

4 – Cuidado com as taxas cobradas

Para entender se as parcelas do empréstimo contratado realmente vão caber no bolso é importante saber o quanto será pago em juros e escolher as opções mais baratas.

“O ideal é escolher o empréstimo com os menores juros, assim, pode-se contratar uma quantia maior para pagar uma dívida ou reformar o imóvel com o mesmo valor de parcela que pegaria com uma taxa mais alta. Uma alternativa saudável é recorrer ao crédito com garantia de imóvel, de veículo ou o consignado privado. As parcelas são menores, os juros mais baixos e o prazo de pagamento mais longo, tornando-se a modalidade ideal para não comprometer todos os recursos” finaliza Machado.

Leia a matéria original.

Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!

Sair da versão mobile