Azzolin Advogados Associados

Ministério Público Federal ingressa com ação contra financeira por cobranças abusivas

decreto caxias coronavirus

decreto caxias coronavirus

Ministério Público Federal ingressa com ação contra financeira por cobranças abusivas

Em maio de 2018, o Ministério Público Federal-MPF ingressou com uma Ação Civil Pública contra uma financeira, na qual requer que a empresa restitua em dobro, com juros e correção monetária, os valores cobrados indevidamente de seus clientes. As cobranças indevidas incluem taxas de juro acima do permitido, tarifas de transferência e quaisquer outras cobranças abusivas.

A ação judicial, que segue em tramitação e pode ser lida aqui, demonstra que “ao longo de vários anos, os usuários/clientes de serviços financeiros, de uma maneira geral, vêm sofrendo com a falta de atendimento digno por parte das instituições bancárias e financeiras”.

Leia também

Por que não consigo crédito? Conheça os motivos mais frequentes para ter o crédito negado
Entenda o superendividamento e alternativas para recuperar seu crédito

Segundo o MPF, existem “casos de cobranças ameaçadoras e abusivas, que geram sofrimento, tristeza, vexame e humilhação aos clientes. A angústia, a preocupação e os sentimentos proporcionados por situação de injustiça, ilegalidade e impotência são inegáveis.”

Esse processo tem por objetivo proteger os direitos dos consumidores de maneira geral. Contudo, foram proferidas inúmeras decisões favoráveis a casos isolados de consumidores, que sofreram com cláusulas abusivas nos contratos de empréstimo, cartão de crédito, financiamento de veículo, cheque-especial (limite de conta), firmados junto à instituições financeiras, que se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para praticas taxas indevidas.

Quer receber conteúdos exclusivos no seu Whatsapp? Clique aqui.

Sair da versão mobile