Busca e Apreensão – Dúvidas Frequentes

  • Como quitar o carro com juros abusivos?

    A quitação deve ser efetuada por meio da assessoria jurídica com a qual foi ingressada a ação de revisão. O acordo de quitação será encaminhado ao juiz ou tribunal competente para homologação.

  • Se colocar no juros abusivos não consigo financiar?

    A única restrição com relação à não liberação de financiamentos, prevista na lei 10.820/03, é o comprometimento de mais de 35% da remuneração ao pagamento de empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou arrendamento mercantil, sendo 5% destinados exclusivamente para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou utilização com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito.

  • Posso fazer revisão de juros de caminhão?

    Sim, o ingresso da ação independe do veículo. Trata-se da revisão do contrato.

  • Com quantas parcelas em atraso o banco pode ajuizar a busca e apreensão?

    A ação de busca pode ser ajuizada após a comprovação da mora. O financiamento, estando em inadimplência, abre a possibilidade do ajuizamento da ação a qualquer tempo.

  • O veículo com mandado de busca e apreensão pode ser apreendido em uma blitz?

    A Lei 13.043/14 incluiu a possibilidade do juiz, ao decretar a busca e apreensão do veículo, inserir a restrição judicial na base de dados do Renavam – o que permite a apreensão em uma blitz. Isso se aplica aos casos em que há um decisão favorável ao banco nos processos de busca e apreensão.

  • Como consultar se o veículo está em busca e apreensão?

    Conforme a lei 5.869/73, art. 155, os atos processuais são públicos. É possível fazer a consulta pelo site do Tribunal de Justiça ou pessoalmente, na comarca onde tramita o processo.

  • É possível ter busca do carro em ação revisional?

    Sim, conforme o Decreto Lei 911/69, art. 3º, o proprietário fiduciário (desde que comprovada a mora) poderá requerer contra o devedor a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente. Ao ingressar com a ação de revisão de juros, a assessoria jurídica solicita ao Judiciário, de forma liminar, que a posse do veículo permaneça com o financiado.

    Cabe ao juiz decidir sobre o pedido.

    Caso a liminar seja concedida, não poderá ocorrer a apreensão do veículo. Se for negada, é facultada à instituição financeira ingressar com a ação de busca e apreensão.

  • Como calcular juros abusivos?

    O valor dos juros efetivamente devidos é calculado por meio da análise entre a taxa de juros cobrada pela instituição financeira e a taxa permitida pelo Banco Central. Nessa análise é verificada também a incidência de taxas ilegais, como a Taxa de Comissão de Permanência, presente em financiamentos e empréstimos.

  • Como funciona a ação revisional de juros?

    Ao ingressar com a ação revisional de contrato, solicita-se ao Judiciário o depósito consignado da parcela no valor entende-se devido, conforme análise das taxas presentes no contrato.  Durante a tramitação do processo, o negociador da Azzolin estará em contato com o cliente para apresentar eventuais propostas.

    A ação de revisão é uma solução à inadimplência, pois revisa o valor devido e requer ao Judiciário a redução da parcela a uma quantia possível de ser paga.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um advogado especialista em Revisão de Juros.



Converse com a nossa equipe de Advogados especializados:

Solicitar um especialista
Darlene Souto Fagundes
Darlene Souto Fagundes
Foi ótimo. Desde o momento do 1° atendimento até hoje. Tive nervosismo, fiquei quaze doida. Mas sempre confiante na Equipe. Valeu a pena tudo. Super indico o escritório. Parabéns ao Pessoal a toda equipe 👏👏👏👏
Ricardo Teodoro
Ricardo Teodoro
foi ótimo os conselho que eu pedi me respondeu com muita dedicação Deus abençoe sempre
Aa Bb
Aa Bb
Me ajudou muito a resolver meu problema
alexandra pacheco
alexandra pacheco
Fui muito bem atendida.
Joab vilmar silva
Joab vilmar silva
Atendimento e equipe ótimos, ganhei minha causa super rápido e fiquei bem satisfeito estão todos de parabéns
Pamela Yasmim
Pamela Yasmim
São uma equipe muito competentes, explicam tudo direitinho, amei o trabalho deles, e indico pq se vcs tiverem alguma dúvida eles explicam tudo certinho, ❤
Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro
Profissionais de altíssimo nível, sem dúvidas o melhor escritório de advocacia do Brasil!!! Muito obrigado a todos pela atenção e apoio!! NOTA MIL!!!
Grazielly Andrade
Grazielly Andrade
Fui super bem atendida e resolvi o meu problema em minutos. 🙏🏽❤️


ENTRE EM CONTATO