Azzolin Advogados Associados

Nº de brasileiros com nome sujo bate novo recorde

Nº de brasileiros com nome sujo bate novo recorde

Nº de brasileiros com nome sujo bate novo recorde

Nº de brasileiros com nome sujo bate novo recorde, diz Serasa: 63,2 milhões

 

O número de brasileiros com dívidas atrasadas e CPF negativado bateu novo recorde e chegou a 63,2 milhões em abril, o que representa 40,4% da população adulta do país. Na comparação com o mesmo mês de 2018 (61,2 milhões), são 2 milhões de pessoas a mais, uma alta de 3,3%. Em relação a março deste ano (63 milhões), o aumento foi de 0,3%. As informações foram divulgadas hoje pela Serasa Experian. A estimativa do número de inadimplentes parte dos dados Serasa, mas é aplicada uma metodologia para calcular a situação que represente toda a população brasileira.

“Além dos impactos gerados pela insuficiência da educação financeira do brasileiro, a inadimplência é uma variável que segue as principais tendências do cenário econômico nacional. Nesse sentido, com a estagnação da economia, aumento do desemprego e da inflação ao longo dos primeiros meses de 2019, que impactam diretamente o orçamento doméstico, continuamos a bater recordes no número de consumidores com contas em atraso”, disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Veja também

Empresa que não fez contribuição pagará mesada a trabalhador aposentado

Meu Score é baixo. O que é e por quê?

Senado aprova MP que busca evitar fraudes no INSS

Maioria deve para cartões e bancos

A maioria das dívidas em abril foram feitas no cartão de crédito e com os bancos, representando 28,6% do total, segundo a Serasa. Esse tipo de dívida teve um aumento de 0,6 ponto percentual desde janeiro e é o que mais preocupa.

“Esse crescimento demonstra a dificuldade em honrar um tipo de pagamento que costuma ser prioridade das famílias. Isso é um sinal de que as pessoas já tomaram crédito para quitar outras dívidas e chegaram no ponto de não conseguirem pagar nem este empréstimo”, afirmou Rabi.

Veja abaixo em quais setores estão concentradas as dívidas dos brasileiros:

RR tem o maior percentual da população endividada

Na análise por estados, Roraima tem o maior percentual da população adulta endividada: 59,87%. Em seguida, estão Amapá (52,4%) e Amazonas (50,6%).

Na outra ponta, Santa Catarina (33,1%), Paraíba (33,6%) e Piauí (34,4%) têm os menores percentuais de pessoas endividadas.

 

Fonte: Economia

Quer receber conteúdos exclusivos no seu Whatsapp? Clique aqui!

Sair da versão mobile