Meu Score é baixo. O que é e por quê?

No momento de compras em lojas ou de solicitação de crédito em instituições financeiras, geralmente o consumidor se depara com o termo Score, sem saber do que se trata. Ele pode ter seu crédito negado, mesmo estando com o nome limpo. Até mesmo, pode ser uma desculpa para aumentar a taxa de juros. Mas o que é esse Score?

Trata-se de uma análise da vida financeira, do relacionamento do consumidor com o mercado financeiro, que resulta em uma pontuação. Ou seja, é uma análise de perfil, que indica qual o risco que uma empresa tem em conceder crédito para certo consumidor.

 

Essa pontuação normalmente parte de 0 a 1000, além de não ser permanente e mudar conforme as informações de cada momento. O Score pode ser calculado por um mecanismo próprio da empresa. Em geral é utilizada a pontuação gerada pelo Cadastro Positivo.

 

Em virtude da Lei Complementar 166/2019, sancionada em abril deste ano, houveram alterações no Cadastro Positivo. Anteriormente facultativo, a partir de agosto desse ano será obrigatório. Assim, cada brasileiro terá a sua nota de crédito (que é o Score), definida de acordo com o pagamento de suas contas. Terá nota mais alta o bom pagador, que arca com seus compromissos em dia. Essa reputação será considerada pelas instituições financeiras na hora de conceder crédito ao consumidor.

Leia também

Bancos podem cobrar juros maiores que a propaganda: saiba como identificar

Novas regras do cartão de crédito: suas compras a prazo podem sofrer cobrança de juros!

Empresa emissora de cartão de crédito é condenada por cobrar juros abusivos de 696,01% ao ano

Trata-se de uma mudança favorável. Nesse sentido, o Cadastro Positivo poderá ajudar aqueles que hoje estão negativados, na medida em que seus pagamentos em dia influenciarão positivamente na sua nota de crédito. Isso fará com que essas pessoas possam ter novamente acesso ao crédito.

 

Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de ter o crédito aprovado. Se você quiser saber qual a sua nota, é só acessar AQUI.

Quer receber conteúdos exclusivos no seu Whatsapp? Clique aqui!