Azzolin Advogados Associados

Trabalhador pode receber indenização por dano moral de empresa que presta informações desabonadoras

dano moral

dano moral

Trabalhador pode receber indenização por dano moral de empresa que presta informações desabonadoras

As responsabilidades das empresas não estão presentes apenas durante o período do contrato de trabalho. Elas existem na fase pré-contratual, bem como se estendem na fase pós-contratual.

Após o fim da relação de empregador e empregado, a empresa deverá ter cautela com as referências repassadas do profissional. Ela não pode prestar informações que possam denegrir ou colocar a imagem do profissional em situação vexatória. Estando sujeita, portanto, a ser responsabilizada na justiça pelos seus atos, podendo ser caracterizado o dano moral.

É importante destacar que a empresa também pode responder pelos atos de seus empregados, pois mesmo que sejam eles que prestem informações desabonadoras de um ex-trabalhador, a empresa poderá responder pelos danos causados, tendo em vista que ela é responsável pelos atos de seus colaboradores.

Veja também

A empresa não devolve a minha carteira de trabalho. O que devo fazer?
Gari tem reconhecido direito a adicional de insalubridade em grau máximo

Neste cenário, a prova da referência negativa é necessária para que a empresa seja condenada pelo ato. Por este motivo devem ser coletadas qualquer tipo de prova que possa comprovar o ato desabonador da empresa: documentos, gravações telefônicas, imagens de redes sociais, testemunhas, entre outros.

Por fim, a empresa deve ter cautela com as informações que são repassadas de seus antigos profissionais, devendo permanecer a boa-fé contratual. E caso descumpra, o trabalhador deverá colher as provas adequadas e procurar um profissional especialista no assunto para lhe orientar em seu caso.

Quer receber conteúdos exclusivos no seu Whatsapp? Clique aqui!

Sair da versão mobile