Azzolin Advogados Associados

Gestante, saiba agora seus direitos! Você tem direito ao pré natal no SUS

pré natal

pré natal

Gestante, saiba agora seus direitos! Você tem direito ao pré natal no SUS

Toda gestante tem direito a realizar exames e acompanhamento pré natal para que seu filho nasça com segurança. O atendimento deve ser realizado por médico especialista e completamente fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Esse acompanhamento começa inclusive com o exame de confirmação de gravidez.

Esse direito está garantido na Lei 9263/1996, em obrigação de garantir, em toda a sua rede de serviços, programa de atenção integral à saúde, em todos os seus ciclos vitais, que inclua, como atividades básicas, a assistência à concepção e contracepção, o atendimento pré-natal e a assistência ao parto, ao puerpério (pós-parto) e ao neonato (recém-nascido).

Essa legislação foi reforçada pela Portaria n. 569, de 1º de junho de 2000 do Ministério da Saúde, que cria o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do SUS. Este programa garante diversos direitos as gestantes, como por exemplo a realização de no mínimo seis consultas de acompanhamento pré-natal, garantindo um atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação e no período imediatamente depois desta.

Direito ao conhecimento prévio da maternidade

Ainda quanto ao direito ao acompanhamento pré-natal, a 11634/2007 garante à gestante, assistida pelo SUS, o direito ao conhecimento e à vinculação prévia à maternidade na qual será realizado seu parto e/ou o local em que será atendida nos casos de urgência e emergência.

A gestante ainda possui outros direitos assegurados, como o atendimento preferencial em hospitais, órgãos, empresas públicas e em bancos, o direito a acompanhante durante todo o trabalho de parto, dentre outros. Fique atenta aos seus direitos como gestante! Caso haja negativa de cumprimento dos direitos previstos na Lei, procure um advogado!

Leia também: Pensão alimentícia antes do bebê nascer? Saiba 3 direitos do nascituro

Assista ao vídeo: Reforma Trabalhista: Trabalhadora gestante e lactante

Quer receber conteúdos exclusivos no seu Whatsapp? Acesse: https://bit.ly/2RuYXYp

Sair da versão mobile