Azzolin Advogados Associados

MP 927 perde validade: com isso, volta a ser necessário comunicar as férias com antecedência de, no mínimo, 30 dias. Entenda essa e outras mudanças.

mp 927 férias

mp 927 férias

MP 927 perde validade: com isso, volta a ser necessário comunicar as férias com antecedência de, no mínimo, 30 dias. Entenda essa e outras mudanças.

Quer ouvir ao invés de ler? Aperte o play.
Your browser does not support the audio element. https://azzolinadvogados.com.br/wp-content/uploads/2020/07/mp-927-perde-validade-ferias.mp3

A MP 927 perdeu sua validade no dia 19/07/2020, pois não foi convertida em Lei, alterando antecipação de férias, feriados, criação de banco de horas, dentre outras mudanças. Sendo assim, a partir da data de 20/07/2020 os empregadores não poderão mais se valer desta medida.

A medida foi uma das primeiras criadas no âmbito trabalhista, visando a manutenção dos empregos e flexibilizando regras.

Dentre as principais mudanças previstas pela MP 927 estavam:

A antecipação de feriados e férias, podendo ser realizados de forma individual ou coletiva;

• Criação de banco de horas para pagamento após o encerramento do estado de calamidade pública;

Permitiu aos empregadores a possibilidade de parcelamento dos recolhimentos do FGTS;

A flexibilização as regras para adoção do teletrabalho (Home Office) pelos empregadores e empregados, dentre outras medidas.

O que muda depois da MP 927?

Teletrabalho (Home Office)

A MP permitia que o empregador poderia alterar o regime de trabalho presencial para o teletrabalho, o trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância e determinar o retorno ao regime de trabalho presencial, independentemente da existência de acordos individuais ou coletivos, dispensado o registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho, devendo apenas comunicar ao mesmo com 48 horas de antecedência.

A partir deste momento o empregador tem que estar atento à previsão contida na CLT, a qual prevê a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, o que deverá constar em um aditivo contratual.

Parcelmento do FGTS

Ficava suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, podendo ser realizado de forma parcelada em até seis parcelas mensais.

A partir de agora não mais é possível tal parcelamento, sendo que não existe previsão legal na CLT para que o mesmo possa ser realizado.

Leia também

Atraso no pagamento da rescisão gera multa de um salário ao trabalhador
A empresa mudou meu horário de trabalho. Sou obrigado a aceitar?
Seguro desemprego: quem tem direito e como solicitar em meio à pandemia

Banco de horas

A medida previa que o banco de horas fosse compensado em até 18 meses depois do encerramento do Estado de Calamidade Pública, e devia ser acordada por meio de acordo coletivo ou acordo individual formal.

O banco de horas podia ser realizado com entrada mais tarde ao serviço ou saída mais cedo; também com folgas a mais na semana ou acréscimo de dias de férias. a compensação do saldo de horas, poderia ser determinada pelo empregador, sem a necessidade de convenção coletiva ou acordo individual ou coletivo.

A partir de agora para que o banco de horas tenha eficácia deverá ser ajustado mediante norma coletiva (acordo ou convenção coletiva), com possibilidade de pagamento/compensação em até 12 meses, não mais os 18 meses anteriores. Poderá, também, ser firmado mediante acordo individual escrito, entretanto seu prazo máximo é de 6 meses.

Férias e feriados

O empregador deveria informar ao empregado sobre a antecipação de suas férias com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico, com a indicação do período de férias a ser realizado pelo empregado.  O empregador poderia realizar o pagamento do terço constitucional até a data do pagamento do décimo terceiro salário, sendo que poderia realizar ainda o pagamento das férias até o 5º dia útil do mês seguinte ao início das férias.

Havia ainda a possibilidade de antecipação dos feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais e devendo notificar, por escrito ou por meio eletrônico, o conjunto de empregados beneficiados com antecedência de, no mínimo, 48 horas, mediante indicação por escrito dos feriados aproveitados.

A partir de agora, com a perda de validade da MP 927, o empregador deverá conceder férias de acordo com o previsto na CLT. A concessão das férias será comunicada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 dias. O pagamento da remuneração das férias, inclusive o terço constitucional, serão pagos até 2 dias antes do início do período de férias.

Ainda, a possibilidade de antecipação de feriados deverá ocorrer com participação dos Sindicatos trabalhistas.

Sendo assim, a partir de 20/07/2020, a empresa deverá ficar atenta para a flexibilização dos direitos trabalhistas previstos na MP 927, pois deverá adotar a previsão legal contida na CLT. O Congresso Nacional poderá, ainda, editar decreto legislativo, no prazo de 60 dias, para disciplinar as relações jurídicas decorrentes da MP.

Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!

Sair da versão mobile