Pente fino do INSS: dicas para evitar o cancelamento do benefício
O INSS está convocando os beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para a realização de perícias médicas de revisão destes benefícios.
Essa intimação se dá através de carta ou edital. Sendo convocado, o beneficiário deve entrar em contato através do telefone 135 para agendar a perícia de revisão e evitar o cancelamento do benefício.
Caso o beneficiário não agende o exame médico, em um primeiro momento, o benefício será suspenso e, não sendo agendado o exame médico no prazo de 60 dias, o benefício será cortado.
Diante da necessidade de realização da perícia médica, para que reste comprovado o direito de manutenção do benefício, apresentamos abaixo algumas dicas, que entendemos pertinentes para que o segurado tenha maior probabilidade de comprovar sua incapacidade para o trabalho:
Caso você se enquadre dentro dos critérios de revisão estabelecidos pelo INSS, não perca tempo e, o mais breve possível, consulte com o médico especialista que realiza o acompanhamento de sua doença. Importante solicitar um atestado médico que contenha o CID da doença e indique expressamente a existência de incapacidade para o trabalho. Esta medida é importante, pois, após a convocação pelo INSS, o segurado conta com um curto período de tempo para providenciar a documentação médica atualizada comprovando a permanência da incapacidade laborativa;
Além da apresentação do atestado com as informações acima, recomenda-se que sejam apresentados exames médicos atualizados, para evidenciar a permanência da incapacidade (exames de sangue, endoscopia, exames de imagem), conforme a doença incapacitante;
Importante, também, levar a documentação médica antiga, pois mostrará ao perito que o problema vem de longa data e, mesmo após o período de tratamento, não houve a recuperação da capacidade para o trabalho;
Toda documentação médica deve ser apresentada em via original e cópia;
Desta forma, seguindo as dicas acima, com a documentação médica atualizada em mãos, suas chances de manter o benefício serão muito maiores do que no caso de comparecer de forma despreparada na perícia médica.
Além disso, caso ocorra a cessação administrativa do benefício, você já contará com toda a documentação necessária para ingressar judicialmente pedindo a manutenção do benefício ou mesmo recorrer junto ao próprio INSS.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo Whatsapp (54) 98114.9204, telefone 3013.7900, email ou chat.
Leia também: Medida Provisória n° 767/2017 modifica regras para concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez.
Assista ao vídeo que explica como calcular o auxílio-doença.
Leia também – conteúdo mais lido:
Planejamento Previdenciário: Por que você deve fazer o seu
Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!