Mãe, sua aposentadoria e a proteção social de seus dependentes pode estar em risco
Saiba como evitar isso lendo esse artigo
Mulheres de norte a sul do país, pelos mais variados motivos, não trabalham fora de casa para se dedicar exclusivamente aos cuidados da casa e dos filhos.
O que poucas dessas mães sabem é que o sistema previdenciário brasileiro, de modo a garantir a proteção social, permite que a mulher que se dedica exclusivamente ao lar, também esteja vinculada ao INSS, garantindo benefícios para ela e também para seus dependentes.
Se você não quer colocar em risco sua aposentadoria futura, e também os benefícios decorrentes de eventos não programáveis, tais como: salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e os benefícios devidos aos seus dependentes (pensão por morte e auxílio-reclusão), saiba como assegurar sua cobertura previdenciária.
Leia também
Revisão da Vida Toda: Veja quem tem direito ao benefício
Adicional de 25% em Benefício de Aposentadoria: Quem tem direito?
Novo Pente Fino do INSS 2022
Para garantir o acesso a esses benefícios, basta que você contribua para o INSS de forma facultativa, por meio do recolhimento da sua contribuição com o carnê GPS, com os seguintes códigos:
- 1406 (alíquota de 20%) – apurado sobre o salário-mínimo até o teto do INSS;
- 1473 (alíquota de 11%) – apurado sobre o salário-mínimo exclusivamente;
- 1929 (alíquota de 5%) – apurado sobre o salário-mínimo exclusivamente.
Para definir o código de recolhimento e o valor da sua contribuição, consulte previamente um advogado especialista. Ele saberá avaliar seu caso e lhe orientar da melhor forma possível em como proceder.
Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!