Durante o mês de novembro são realizadas diversas campanhas de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Todo esse movimento da campanha Novembro Azul tem por objetivo divulgar informações acerca do câncer de próstata e a conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Para fins de confirmação do câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Com o diagnóstico, inicia-se o tratamento que será definido pelo médico que indicará o procedimento adequado de acordo com o paciente.

Durante o tratamento do câncer pode ser necessário que o paciente realize procedimento cirúrgico, radioterapia, quimioterapia, e, por vezes, se faz necessário combinar mais de uma modalidade, a depender do caso.

Leia também

Outubro Rosa: Conheça os benefícios do INSS para as seguradas com câncer
Prorrogação do Salário-Maternidade para mães de prematuros
Pente-fino 2021: perícia de revisão de benefícios do INSS

Auxílio-doença por câncer de próstata

O auxílio doença é um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), destinado às pessoas que estiverem incapacitadas para o trabalho por motivos de doença por mais de 15 dias consecutivos, além de comprovar alguns requisitos como carência de 12 meses e qualidade de segurado.

Vale ressaltar que o segurado diagnosticado com câncer terá direito ao benefício, mesmo que não possua os 12 meses de carência, desde que esteja na qualidade de segurado.

Para o recebimento do auxílio doença, o segurado deverá comprovar que ficou inapto para o trabalho através de documentação médica.

A concessão do benefício dependerá da realização de perícia médica pelo INSS através da análise dos documentos e atestados que serão apresentados no dia da perícia.

Para solicitar o auxílio-doença é necessário realizar o agendamento da perícia médica no INSS. O agendamento pode ser realizado pela central 135 ou pelo MEU INSS.

Esclareça suas Dúvidas: On-line ou Presencial


Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!