Tenho direito a estabilidade pré-aposentadoria?
Quer ouvir ao invés de ler? Aperte o play.
A estabilidade pré-aposentadoria é um benefício concedido a algumas categorias de trabalhadores. Tal estabilidade está prevista em Convenções Coletivas ou Acordos Coletivos de Trabalho. Caso faça parte dos beneficiários, fica vedada a empregadora a rescisão contratual daqueles funcionários que estão em vias de aposentar-se.
Lembrando que a garantia não se estende a demissões por justa causa. E que o período estabilitário, normalmente, é de 12 a 24 meses anteriores a aposentadoria. Caso ocorra demissão sem justo motivo em referido período, o trabalhador terá direito a reintegração ao emprego, bem como indenização por dano moral, e material referente ao período em que ficou afastado.
Leia também
Novas regras de duração da pensão por morte para cônjuges e companheiros a partir de 2021
Novas regras para empréstimo consignado em benefício do INSS de aposentados e pensionistas
Outro ponto a se destacar é que, findando a estabilidade pré-aposentadoria, e tendo o empregado cumprido todos os requisitos para percepção do benefício previdenciário (aposentadoria), a empresa volta a ter total autonomia para rescisão contratual, independente do funcionário já ter feito o requerimento do benefício ou não.
Desse modo, é de extrema importância que o trabalhador tenha conhecimento do prazo estabilitário que lhe é garantido pela convenção coletiva a que faz parte, e assim possa usufruir dos benefícios que lhe são alcançados.
Leia também – conteúdo mais lido:
Planejamento Previdenciário: Por que você deve fazer o seu
Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!