Como fazer a Carteira de Trabalho digital

Quer ouvir ao invés de ler? Aperte o play.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço.

Visando modernizar o acesso às informações dos vínculos de emprego do trabalhador, o Governo Federal lançou ainda em 2017 a Carteira de Trabalho Digital, através de um aplicativo de celular, disponível nas versões iOS e Android e Web.

Vejamos agora um passo-a-passo de como fazer a Carteira de trabalho digital.

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:

– do número do seu CPF;

– criar uma conta autenticada no portal do governo gov.br.

Acessando o Portal gov.br, você deve seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;

2. Preencha os campos com suas informações pessoais;

3. Escolha uma forma de ativação (email ou SMS);

4. Acesse seu email ou verifique seu SMS para criar uma senha e ativar sua conta;

Importante: Caso não consiga gerar uma senha pela internet, você pode tentar pelos caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil (que são bancos cadastrados para este serviço), ou em alguma unidade do Ministério da Economia.

Leia também

Novas medidas trabalhistas em 2021: MP 1.046
Posso permanecer com meu plano de saúde após ser demitido?

Após criar a sua conta

1. Baixe o aplicativo oficial para Android (Play Store) ou iPhone (App Store);

2. Clique em “Entrar” e informe o CPF e senha que você cadastrou;

3. Confirme algumas informações (como nome da mãe e data de nascimento) para receber uma senha provisória, que deverá ser alterada logo no primeiro acesso, que permitirá a você visualizar todas as informações.

Realizado estes passos, já será possível visualizar dados básicos sobre seus vínculos empregatícios.  Para verificar mais detalhes, será solicitada uma segunda confirmação de identidade com informações sobre seus contratos de trabalho anteriores, como nome do último empregador (empresa), ano do último contrato, se recebeu benefícios do INSS nos últimos 5 anos, etc.

Importante: Com a Carteira de Trabalho pelo celular, seu CPF também passa a ser o número da sua carteira de trabalho digital.

De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro que possua CPF já tem também uma Carteira de Trabalho Digital, não sendo necessário, portanto, solicitar a emissão do documento.

Se a pessoa não estiver trabalhando e/ou se nunca tiver trabalhado com registro, o cadastro conterá apenas as informações pessoais.

Ainda preciso da Carteira de Trabalho antiga?

Se você já possui a Carteira de Trabalho de papel, deve mantê-la guardada já que as informações contidas nela podem ser necessárias para comprovar tempo de trabalho anterior à inclusão do sistema ou mesmo para corrigir possíveis erros.

E se minha carteira de trabalho conter erros?

Se houver informações incorretas posteriores à setembro de 2019 (momento o qual o sistema e-social se integrou a Carteira de Trabalho Digital), você pode informar o erro ao empregador o qual consta o erro solicitando que a correção seja feita.  Mas, nos casos mais antigos, a própria atualização constante e automática de dados pode corrigi-los.

A Carteira de Trabalho Digital ganhou força neste último ano, muito devido a pandemia, visto que a mesma facilita diversos processos para o trabalhador, como por exemplo, realizar o pedido do seguro desemprego através do aplicativo da Carteira Digital.

E sempre importante lembrar, em caso de dúvidas, procure um advogado.

Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!