Chuvas e enchentes no RS: Saque Calamidade FGTS como alívio financeiro
A Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar o saque calamidade do FGTS, opção disponível para trabalhadores celetistas residentes em áreas afetadas por desastres naturais, como as chuvas e enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul.
A medida foi autorizada pelo decreto governamental 12.016 de 7/05/2024, para residentes de áreas atingidas por desastres naturais no Sul sacarem o benefício.
O saque calamidade libera até R$ 6.220 (seis mil e duzentos e vinte reais) para cada conta de titularidade no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a Caixa, o saque é limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido residências, após declaração oficial da Defesa Civil de cada município.
É preciso ficar atento se o município decretou estado de calamidade pública e se está habilitado junto à Caixa Econômica Federal. Caso seu município tenha decretado emergência ou calamidade e não esteja relacionado, aguarde habilitação da Prefeitura Municipal.
Esta modalidade de saque pode ser solicitada por meio do aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica. Para mais informações sobre passo a passo para solicitar o saque, bem como a lista completa das cidades habilitadas e o prazo para solicitar o saque, acesse o link clicando aqui.
Converse com a nossa equipe de Advogados especializados:
Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!