O bom atendimento como diferencial competitivo

“Pense assim: digamos que você seja um cliente e o funcionário que o atende faz tudo de acordo com as regras da empresa e conclui a transação com eficiência e de maneira satisfatória, mas é frio, desinteressado, condescendente e não vê a hora de se livrar logo de você. Agora, imagine ser atendido por alguém que comete um erro, mas se desculpa com elegância, corrige o problema e o trata com cortesia e respeito, claramente feliz em atendê-lo. A qual empresa você voltaria?”[1]

Ao efetivar uma compra, o consumidor já espera um produto que funcione e um serviço eficaz como retorno do seu investimento. As empresas de sucesso são aquelas que entregam, além do bem adquirido, diferenciais intangíveis como o respeito, a paciência com as dúvidas do cliente, a realidade de ter a empresa à sua disposição.

Em tempos de produtos e serviços cada vez mais similares, as empresas construídas sobre pilares como a valorização das pessoas, diferenciam-se das demais e consequentemente aumentam suas chances de crescimento e melhor posicionamento no mercado.

Tratar as pessoas com respeito é um dever para com a sociedade

A população brasileira, dia após dia, vivencia o desrespeito por parte dos seus governantes que visam o interesse pessoal/político em detrimento do interesse público.O setor econômico tem a oportunidade de mostrar-se diverso dos seus representantes políticos, respeitando aqueles que os escolheram, dentre a gama de fornecedores e oferecendo produtos e serviços funcionais e de qualidade.

A melhor negociação é a que ambas as partes saem ganhando. O bom atendimento é a melhor negociação: o cliente ganha por sentir-se respeitado e a empresa ganha por diferenciar-se no mercado.

As pequenas e médias empresas que eventualmente temem ser engolidas pelas gigantes corporações ao adotar essa filosofia – com sinceridade, desde os gestores – serão reconhecidas pelos seus clientes e seguramente terão o seu espaço garantido.

As pessoas não querem ser o cliente número 1250. Elas querem ser a Maria, que recebe um alegre bom dia, que se sente à vontade em esclarecer todas as suas dúvidas e que ouve a verdade sobre o produto/serviço que está adquirindo.

 

[1] Cockerell Lee. A magia do atendimento: as 39 regras essenciais para garantir serviços excepcionais. 1. ed. – Sao Paulo: Saraiva, 2013. Pag. 11.