Agências INSS fechadas até 10 de julho: como ficam os atendimentos?

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o atendimento remoto aos segurados até o dia 10 de julho. Foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira 22 de junho a Portaria Conjunta 22, que normatiza a prorrogação.

Diante do período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (COVID -19), as medidas apresentadas na portaria conjunta 22 visam a proteção da coletividade.

Da mesma forma, a portaria prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho, ocasião em que serão implementados pelo INSS diretrizes e protocolos para que o segurado seja atendido com segurança e conforto. Portanto, de forma a preservar a saúde e a vida das pessoas, garantindo a segurança sanitária dos servidores, dos contratados e dos usuários dos serviços.

Assim, com a reabertura gradual das agências do INSS, serão priorizados, neste momento, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, visando assim, dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Meu INSS

Visando proporcionar facilidade, conforto e segurança, foi criado o Meu INSS, ao cidadão que busca por serviços e benefícios previdenciários ou assistenciais. O Meu INSS pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular.

Além do mais, no dia 7 de maio deste ano foi lançada a assistente virtual Helô. É possível falar com a Helô pelo site do Meu INSS. Pelo celular, a assistente virtual fica disponível em um balão de chat que aparece no canto inferior direito da tela.

Em caso de dúvidas em como acessar o Meu INSS, no site constam todas as informações disponíveis sobre o serviço. Clique aqui para acessar. 

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Atendimento agendado

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. O atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento, que deverá ser realizado pelos canais remotos Meu INSS e Central 135.

Sendo assim, segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Demais serviços

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial nas agências, continuam pelos canais remotos Meu INSS e central 135.

A fim de continuar prestando um serviço de qualidade aos segurados e fornecer esclarecimento em relação a serviços e benefícios, o regime de plantão para tirar dúvidas continuará enquanto o atendimento presencial nas agências não for totalmente retomado.

Dessa forma, todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o direito dos segurados e beneficiários durante a pandemia da COVID-19.

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