O que considerar antes de contratar um escritório de advocacia

Ao contratar um escritório de advocacia para tomar conta do seu processo, certamente você quer o melhor escritório. Mas como saber se esses advogados são os melhores para você?

  • Disponibilidade

Dúvidas vão surgir no andamento do processo. É importante que você tenha fácil acesso aos profissionais, tanto na diversidade de meios – telefone, pessoalmente, whatsapp – quanto de horários. Alguns escritórios oferecem atendimento somente em alguns dias da semana, mas será que a sua dúvida vai esperar para surgir naqueles dias?

  • Linguagem que você entenda

Os termos jurídicos são comumente usados nesse meio, porém o cliente não tem nenhuma obrigação de saber o significado desses termos. É papel do advogado “traduzir” os termos e não usá-los indiscriminadamente na conversa advogado – cliente. O uso excessivo desses termos na conversa pode gerar mais dúvidas no cliente que eventualmente sente-se envergonhado de perguntar o significado de alguma palavra.

  • Conhecimento do tema

É importante que o profissional contratado tenha conhecimento do tema que está sendo tratado no seu caso, e preferencialmente já tenha atuado em ações similares. Todo profissional é passível de erros. A experiência faz com que erros passados não se repitam. Cabe salientar que experiência não se refere ao tempo de atuação, e sim à quantidade de processos daquela natureza.

  • Profissionais de outras áreas de atuação

Em cada etapa da sua vida, é possível que você se depare com diferentes problemas: consumidor, trabalhista, família, previdenciário… Você provavelmente vai querer um especialista para tratar de cada situação. Nesse caso, você preferiria ir em diferentes profissionais ou naquele que você já conhece e confia? Normalmente o escritório de advocacia tem uma filosofia de trabalho e os seus profissionais seguem essa linha, portanto se você escolher por um escritório completo em suas áreas de atuação, em outra necessidade, você será atendido por um profissional similar àquele que você já conhece. Além disso, os profissionais podem trocar conhecimento a respeito do tema e, assim, você terá profissionais com visões diferentes pensando o seu caso.

  • Bom atendimento

Tratar bem as pessoas deveria ser obrigação das empresas e não um diferencial, mas infelizmente não é o que presenciamos hoje como consumidores – leia artigo sobre o bom atendimento. Qualquer local em que você seja mal atendido, você não quer voltar. O seu processo possivelmente terá, no mínimo, 8 meses de duração e você precisará frequentar esse local por este período. Considere como você se sente no local, desde a recepção até a atenção/interesse do advogado ao seu caso.

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