Como reconhecer um boleto fraudado e não cair em golpes!

Não é de hoje que inúmeras pessoas são vítimas de golpes financeiros que causam prejuízos e muita dor de cabeça. O golpe do boleto fraudado é a mais clássica das artimanhas de criminosos, pois é um método de pagamento bastante popular, comum no dia a dia, mas que, pode se revelar um grande risco quando o pagador não presta atenção nos detalhes do documento recebido. Para aprender a reconhecer um boleto fraudado, continue lendo o texto!

Antes de mais nada, vale lembrar que mesmo o boleto ser fraudado ou falso, o Banco Central exige que todos sejam registrados, ou seja, precisam passar pelo processo de registro no sistema financeiro, ausente o registro não é possível realizar o pagamento de qualquer boleto.

É devido a esta obrigatoriedade de registrar todos os boletos que surge a única possibilidade eficaz de identificar uma possível fraude, uma vez que, todo boleto é associado a algum nome e CPF ou CNPJ.

Porém, há outras formas de detectar um boleto fraudado ou falso. Confira as dicas abaixo.

Dica 1 – Verifique se o logo e o nome da Instituição financeira são iguais

Ocorre que, na parte superior do boleto há um logo que deverá corresponder com as informações do banco emissor. Checar essas informações são essenciais para não cair em golpes.

Dica 2 – Cheque o número da Instituição Financeira

Em nosso País, todas as Instituições Financeiras têm um número próprio de identificação. No boleto, a informação também está localizada na parte superior.

Em seguida, para saber qual número corresponde ao banco descrito no boleto, basta acessar o site o Banco Central onde estará todos os números cadastrados de acordo com cada banco.

Assim, ao conferir o número descrito no boleto e o número de identificação junto ao Banco Central e os mesmos são iguais, ótimo! Qualquer divergência pode ser fraude.

Dica 3 – Veja os valores descritos

Outro detalhe muito importante é o valor descrito no boleto, geralmente nesta questão divergência de valor realmente devido e o descrito é indicativo forte de fraude.

Entretanto, mesmo que os valores correspondam, Atenção! Não significa que é seguro o pagamento, pois a outros indicativos que devem ser devidamente avaliados.

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Dica 4 – Confirme o nome da “loja” ou Estabelecimento comercial no boleto

É necessário confirmar que o nome da empresa, no qual realizou as “compras” ou “serviços” é a mesma descrita no campo Cedente do boleto.

Caso o boleto recebido não for do mesmo estabelecimento, não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa beneficiaria pelos meios oficiais.

Dica 5 – Olhe a linha de números e o código de barras

O código de barras, aquelas barrinhas no fim do boleto, é uma forma de decodificar os dados boleto para efetuar o pagamento. Esse é um dos principais aspectos de um possível boleto falso.

Assim, havendo impossibilidade de leitura do código, cuidado, é indicativo de possível fraude, pois obriga ao pagador digitar manualmente e esses números podem ser adulterados.

É valioso enfatizar que todo boleto possui números que serão usados para a operação de pagamento, desta forma é cauteloso conferir se os números informados correspondem com os dados descritos. Vale lembrar que os três primeiros números da sequência são iguais aos do banco emissor.

Esta conferencia é a melhor forma de detecção de fraude, pois ao realizar a operação de pagamento confira se todos os dados que aparecem no caixa do banco ou aplicativo de pagamento são idênticos aos do boleto, havendo qualquer diferença, cancele a operação.

Por fim, nada de pagar boletos recebidos por e-mail, ou qualquer outro meio sem antes checar as informações aqui descritas, dê preferência para emissão de boleto diretamente no site de empresas.

Tenha certeza que o boleto não foi enviado por algum criminoso, evitando assim futuras dores de cabeça, e perda de seu suado dinheiro. Ainda, mantenha um controle financeiro, fique atento aos dados e erros de português.

E em caso descuido e efetuado pagamento de um boleto falso ou fraudado, calma, guarde os comprovantes e o boleto, faça um boletim de ocorrência e entre em com a instituição financeiro ou com seu advogado de confiança.

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