Quem pode ser considerado como bancário?
Saiba quais trabalhadores podem ser considerados como bancários e quais são seus direitos.
Confunde-se quem é considerado como bancário apenas as pessoas que trabalham em bancos, para fins trabalhistas.
Além de todo empregado que trabalha em bancos, sejam eles públicos ou privados, os bancários também são considerados como bancários, por equiparação, aqueles que trabalham em empresas de investimentos, crédito e financiamento, conforme o que diz a Súmula 55 do TST, especialmente no que diz respeito à jornada de trabalho.
Qual trabalhador não é considerado bancário?
Existem algumas atividades que não são enquadradas como bancários, por exemplo: empregados de corretoras e distribuidoras de valores mobiliários de cooperativa de crédito e de administradora de cartão de crédito.
Leia também
Trabalhador LGBTQIA+: O que fazer em caso de discriminação no ambiente de trabalho?
McDonald’s é condenado por jornada irregular de empregados
Juiz condena empresa por abafar caso de racismo contra funcionária
Conheça os 3 principais direitos do bancário
- Jornada de trabalho especial: a duração normal do trabalho do bancário é de seis horas por dia, realizadas de segunda a sexta-feira, com exceções que podem ser aumentadas para 08 horas por dia, mas não podendo exceder 40 horas semanais.
- Equiparação salarial: caso o empregado bancário exerça função de igual valor a um colega de trabalho seu, trabalhando com a mesma perfeição técnica e atingindo a mesma produtividade, recebendo um salário menor. Caso cumpra os requisitos legais, poderá ter seu salário equiparado ao do seu colega.
- Participação nos Lucros e Resultados obtidos: mesmo que o empregado peça demissão.
Portanto, fique atento, por mais que o empregado trabalhe em empresas de investimentos, crédito e financiamento, este poderá ter alguns direitos equiparados aos bancários, conforme preenchimento dos requisitos legais.
Quer receber conteúdos no seu WhatsApp semanalmente? Clique aqui!